UA175140178
top of page
Foto do escritorOdir Pedroso

Programa dará benefício de R$ 900 a cuidadores de pessoas com deficiência


"Cuidar de Quem Cuida" será lançado hoje pelo Governo do Estado e foca em dependência de graus 2 e 3


Por Caroline Maldonado




Pessoas idosas com dependência que precisam de cuidadores (Foto: Divulgação/Governo de MS)

O programa Cuidar de Quem Cuida, que será lançado nesta quarta-feira (4) pelo Governo do Estado, dará benefício de R$ 900 por mês a cuidadores, não remunerados, de pessoas com deficiência. Cerca de 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul devem se enquadrar nas regras do programa que foi pensado para melhorar as vidas de famílias vulneráveis em função da pobreza e da exclusão social.



A estimativa é da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e o programa está previsto em um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa para aprovação. Depois que a lei for sancionada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), a equipe da Sead fará  visitas, de outubro a dezembro, com base nos dados do CadÚnico (Cadastro Único) para verificar quais cuidadores terão direito ao benefício social.


Depois de cadastrar os cuidadores visitados, a secretaria abrirá também um cadastro no site para que interessados possam concorrer ao benefício, desde que se enquadrem nas regras do programa. É importante que as famílias mantenham os dados do CadÚnico atualizados no Cras (Centro de Referência da Assistência Social).


Grau de dependência - O objetivo do governo é beneficiar principalmente os cuidadores de pessoas com dependência graus 2 e 3. Grau de dependência nível 2 se aplica para pessoas com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.


O grau de dependência nível 3 abrange pessoas com deficiência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page