UA175140178
top of page
Foto do escritorOdir Pedroso

Primeiro dia de vacinação contra dengue é marcado por grande procura


03/01/2024


Vacinação contra dengue começou nesta quarta-feira em Dourados - Foto: Rogério Vidmantar/Prefeitura de Dourados


O primeiro dia de vacinação contra a dengue em Dourados, nesta quarta-feira (3), está sendo marcado por grande procura. A ação, inédita no Brasil, foi desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga, já disponível na rede privada de saúde, e que tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira. 

Podem receber a vacinação nos postos de saúde o público com faixa etária entre 4 e 59 anos. Dourados é a primeira cidade do Brasil a aplicar o imunizante pela rede pública.

O posto de saúde Vila Rosa foi a primeira unidade a receber 150 doses do imunizante, que começaram a ser aplicadas às 8h30 de hoje.

Dona Francisleine tomou a vacina. Ela é mãe do adolescente Julio Cesar da Costa, de 15 anos, que morreu vítima da dengue hemorrágica no ano passado.

O garoto teve complicações de saúdes devido a doença e não resistiu. Jogador de futebol, ele tinha viagem marcada para o Rio de Janeiro, pois havia sido aprovado em uma ‘peneira’ para testes no Fluminense.

O ciclo completo de imunização contra a doença é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose.

A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

Dona Francisleine foi a primeira a tomar vacina contra a dengue em Dourados


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page