UA175140178
top of page
Foto do escritorOdir Pedroso

Presos tomam controle de pavilhão em penitenciária.Policiais paraguaios entraram no presídio de Pedro Juan Caballero para tentar controlar motim


Por Helio de Freitas, de Dourados | 16/02/2024

Fumaça de colchões queimados por presos durante motim no presídio de Pedro Juan (Foto: Marciano Candia)

Pelo menos 250 presos se rebelaram na madrugada desta sexta-feira (16) na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma rua de Ponta Porã (MS). Equipes táticas da Polícia Nacional entraram na unidade para tentar controlar o motim.

Segundo a imprensa paraguaia, a rebelião se concentra no quarto pavilhão, chamado de “pavilhão católico”. Fumaça é vista do lado de fora, possivelmente de colchões queimados pelos presos.

Conforme a polícia, ainda na madrugada, os presos se amotinaram e tomaram o controle do pavilhão. Os motivos da rebelião ainda não foram esclarecidos. Uma das possibilidades é que os detentos tenham se revoltado com a tentativa de criação de outra facção criminosa dentro da unidade.

A Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero é conhecida por fugas constantes. A mais impactante ocorreu em janeiro de 2020, quando 75 presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) escaparam por um túnel.

Em novembro do ano passado, outro plano de fuga em massa foi descoberto enquanto ainda estava sendo planejado. A penitenciária passou por vistoria e os supostos líderes foram isolados.

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page