UA175140178
top of page
Foto do escritorOdir Pedroso

Polícia Civil assina acordo de cooperação técnica com demais Forças de Segurança


19/12/2023

POLÍCIA CIVIL DE MATO GROSSO DO SUL

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, representada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, assinou, um acordo de cooperação técnica entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça e com interveniência da Superintendência Regional da Polícia Federal e o Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Esse documento teve por objetivo a criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que será composta pelas Polícias:  Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Penal Estadual e Penal Federal. 

A solenidade aconteceu no prédio da Polícia Federal (PF), em Campo Grande-MS. A FICCO tem por finalidade intensificar, em caráter especial, o enfrentamento às organizações e associações criminosas, nas suas manifestações de grave ameaça à ordem e à segurança pública nacional, particularmente no combate às facções criminosas; ao tráfico de drogas e armas; aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores; à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos. 

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, hoje é um dia muito especial para a Segurança Pública Nacional e Estadual. “É um dia em que a integração das Forças de Segurança prevalecem em prol de uma sociedade que luta tanto contra a criminalidade e vai ter à disposição várias instituições que irão colocar o que têm de melhor, a sua expertise para combater o crime organizado”, comentou. 

Já o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública – Antonio Carlos Videira reforçou que quando se tem investimento em segurança pública, integração e inteligência, tudo alinhado, se produz bons resultados. “Quando os Governos Federal e Estadual investem no Mato Grosso do Sul, nós potencializamos os investimentos, reduzimos custos e imprimimos celeridade naquilo que é a nossa missão, que é produzir segurança pública. Quando anunciamos que estamos todos unidos em uma integração plena, estamos mostrando que estamos juntos em busca não só de um Estado melhor e sim de um país”, enfatizou.

Durante a cerimônia, também foi citada a primeira ação desenvolvida recentemente pela FICCO, que resultou na apreensão de toneladas de maconha em Campo Grande e centenas de quilos de cocaína, além da prisão de integrantes de facções criminosas. 

Participaram do ato de assinatura do termo: o Diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal – Ricardo Andrade Saadi; Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul – Antônio Carlos Videira; O Delegado-Geral da Polícia Civil – Roberto Gurgel de Oliveira Filho; o Superintendente Regional da Polícia Federal – Agnaldo Mendonça Alves; O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal – João Paulo Pinheiro Bueno; o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário – Rodrigo Rossi Maiorchini; o Diretor da Penitenciária Federal – Bruno Araújo Lobo e Coronel Anderson Avelar, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar – Renato Garnes.

Homenagem

Ainda durante a solenidade, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi homenageado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na atuação e na operação interagências no Mato Grosso do Sul.


0 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page