Dourados terá exposição de carro, moto, bicicleta e instrumentos musicais em papelão
PorFlávio Verão
29/01/2024
Gabriel deu uma pausa na confecção de caminhão Volvo para se dedicar as artes que serão colocadas na exposição de novembro
A cidade de Dourados terá no mês de novembro uma exposição de artesanato em papelão. Gabriel Arruda, 25 anos, já iniciou a confecção das artes que vão para o Centro de Convenções municipal Antônio Tonani. Entre as peças estarão carro, moto, bicicleta, instrumentos musicais, prédio e até a torre Eiffel.
Gabriel é técnico em tacógrafo e desenvolve arte em papelão desde criança. Ele começou a fazer os próprios brinquedos e com o passar dos anos foi desenvolvendo o próprio método. Ao longo dos anos teve também muito estudo para aperfeiçoar os trabalhos e dar mais agilidade no processo de confecção.
Em tamanho real, o carro será a principal atração da exposição. “Será uma surpresa”, anunciou Gabriel, que prefere não revelar o modelo. Em 2021 ele fez o Deloren, do filme ‘De Volta para o Futuro’. Também já fez uma moto modelo ZX-10R, da Kawasaki.
Réplicas do carro Deloren e da moto ZX Kawasaki produzidos por Gabriel Arruda
O artesão, que usa técnicas em papelão, já vinha trabalhando na confecção de um caminhão Volvo, mas suspendeu temporariamente para se dedicar aos trabalhos da exposição do final de ano. Tudo o que é produzido fica alojado em barracão que Gabriel tem onde mora, na Vila São Braz.
Ele utiliza programa de computador para tirar as medidas reais do que irá produzir e manda a gráfica para impressão. Depois passa tudo para o papelão. Além de demandar tempo para finalizar uma arte, já que tudo é feito nos mínimos detalhes, o custo dos materiais não sai barato. O modelo Deloren, por exemplo, saiu por R$ 8 mil.
Gabriel estima que os gatos com as produções e a exposição chegue a R$ 120 mil. “São muitos detalhes, afinal eu terei gastos tanto com as artes, como também para expor, onde terei que contratar equipe e terceiros para preparar o espaço da exposição, para que tudo ocorra de forma correta”, explica Gabriel Arruda.
Parte dos instrumentos musicais que vão para a exposição
Para auxiliar nas despesas, o artesão criou uma vakinha online, cuja meta é arrecadar o valor estimado com a confecção das artes e da exposição.
Os trabalhos serão expostos no mês de novembro no Centro de Convenções Antônio Tonani, localizado na avenida Guaicurus, Parque Alvorada.
Comentários