Abolido em 2017, o imposto sindical obrigatório pode voltar, você concorda?
Responda a enquete no final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentário
Idaicy Solano | 28/08/2023
Mulher segurando a carteira de trabalho em Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
A enquete do Campo Grande News desta segunda-feira (28) quer saber se você concorda com a volta do imposto sindical obrigatório? Responda a pergunta no final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentário nas redes sociais.
O Governo Federal estuda a volta da cobrança do imposto sindical obrigatório, que passou a ser opcional em novembro de 2017. A mudança ocorreu quando entrou em vigor a reforma trabalhista, aprovada na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o poder, o retorno da contribuição sindical tem sido especulado para financiar as entidades que alegam problemas financeiros após a reforma de 2017.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defende uma nova forma de financiamento para sindicatos. “Não existe mais imposto sindical obrigatório. Mas uma democracia precisa ter um sindicato forte. O que está em debate é criar uma contribuição negociável. Se o sindicato está prestando um serviço, possibilitando um aumento salarial, é justo que o trabalhador não sindicalizado pague a contribuição. Se ele não aceitar pagar a taxa, é só ir à assembleia e votar contra”, comentou o ministro em entrevista ao jornal O Globo. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Comments