Chuchu, Dumbão, Tatumota, Trovão e Tiozinho do churros almejam vaga na Câmara
Foto: Montagem/TSE/Divulgação
O eleitor que estiver em busca de um nome novo para a Câmara Municipal de Dourados pode ter algumas surpresas pitorescas ao pesquisar a lista de candidatos divulgada parcialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos sete candidatos a prefeito homologados em convenções municipais, seis constavam registro no TSE às 15h desta sexta-feira (25): Barbosinha (DEM), Alan Guedes (PP), João Carlos (PT), Racib Harb (Republicanos), Wilson Matos (PTB) e Jeferson Bezerra (PMN).
Na corrida por vaga na Câmara, por exemplo, está Chuchu (Patriota), de 48 anos, que pela terceira eleição municipal consecutiva tenta chegar ao poder Legislativo. Ele informou à Justiça Eleitoral ter profissão de comerciante, ensino fundamental incompleto e declarou possuir patrimônio de R$ 44 mil.
No mesmo partido dele tem Dumbão, 35 anos, mecânico de manutenção e com ensino médio completo. Ele tentou vaga na Câmara em 2012, mas por outro partido - PPL. Não há bem declarado.
Também está no páreo o Tatumota (Avante). Com 50 anos, ele informou à Justiça ser empresário, tem ensino fundamental incompleto e pela terceira vez almeja ocupar uma das 19 cadeiras da Câmara. O patrimônio de Tatumota é e R$ 53 mil declarado.
Trovão (PP) também "tá on" na disputa. Indígena, aos 47 anos ele coloca o nome pela primeira vez para pleitear a uma vaga na Câmara. Com ensino superior completo, Trovão não aparece com bens declarados.
Tiozinho do churros (Patriota) também disputa eleição pela primeira vez. Aos 68 anos, aposentado e com ensino médio completo, igualmente não tem bem declarado à justiça.
Como estratégia ou até mesmo por ser 'marca registrada', alguns candidatos incorporam o "Dr." na frente do nome, enquanto outros utilizam a profissão para alavancar a candidatura, como "professor" ou a patente, a exemplo de "sargento".
Até agora há 202 postulantes a uma das 19 vagas da Câmara. Todos eles ainda aguardam julgamento das candidaturas pela Justiça Eleitoral, assim como os candidatos a prefeito. As eleições municipais serão realizadas em 15 de novembro e Dourados não possui segundo turno - presente somente em cidades com mais de 200 mil eleitores.