Precisamos pensar com urgência no Brasil pós-pandemia, diz Paulo Paim
Agência Senado
O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou, em pronunciamento na quinta-feira (30), a necessidade de o país pensar com urgência no Brasil pós-pandemia.
Para Paim, é preciso buscar o desenvolvimento sustentável, com atenção para a área social e a economia.
Ele defendeu mais diálogo e respeito entre os Poderes, para enfrentar a crise causada pelo ovo coronavírus.
Os desafios são enormes: infraestrutura, saúde, educação, emprego, renda, meio ambiente, agricultura, pacto federativo, direitos humanos.
Um olhar carinhoso para segurança pública e seguridade social. Precisamos avaliar os detalhes, deixando de lado as eternas disputas ideológicas. Aí sim, saberemos como será o país que queremos — afirmou.
O senador também defendeu mais investimentos em infraestrutura para geração de emprego e renda. Na avaliação dele, é preciso facilitar também a liberação de marcas e patentes, porque elas são essenciais para o desenvolvimento sustentável social e economia
Paim lembrou que o país investe apenas 3,8% na saúde pública e defendeu mais investimentos. Ele sugeriu a revogação temporária da Emenda Constitucional 95, de 2016, que instituiu o teto de gastos, limitando por 20 anos os gastos públicos.
O senador defendeu uma mudança profunda na norma para permitir que o país volte a investir em infraestrutura, seguridade social, tecnologia e educação.