Berenice é exonerada e diretor da UPA assume a saúde de Dourados
A assistente social Berenice Machado foi exonerada nesta terça-feira (07/7) do cargo de Secretária Municipal de Saúde. Assume o lugar dela o diretor técnico da UPA (Unidade de Terapia Intensiva) Gecimar Teixeira.
Conforme publicado no Diário Oficial, a então titular da pasta foi retirada da função pública "a pedido". Ontem O PROGRESSO chegou a falar com Berenice por telefone diante dos rumores da demissão, mas ela negou qualquer possibilidade de deixar a pasta.
Ao contrário disso, a ex-secretária vinha reclamando da pressão imposta sobre ela no cargo, especialmente por parte do secretário estadual de saúde Geraldo Resende.
Berenice esteve à frente da saúde desde a saída de Renato Vidigal em janeiro de 2019. Ela posteriormente foi colocada como adjunta no comando de Vagner Costa, que meses depois desistiu do cargo voltando o comando da pasta para a servidora.
No enfrentamento da pandemia, Berenice não teve protagonismo algum, deixando toda transparência dos dados nas mãos do comitê de gerenciamento. Quando procurada para esclarecer assuntos referentes ao combate ao novo coronavírus, a então secretária esquivava-se, evitando dar informações sem o consentimento da assessoria de imprensa da Prefeitura de Dourados.
O SUBSTITUTO
Gecimar Teixeira é médico intensivista. Já foi secretário adjunto com Berenice, mas desde o início do ano comandava o corpo técnico da UPA. Recentemente ele foi internado na UTI de unidade particular em Dourados, com quadro grave da Covid-19. Recuperado, ele já voltou às atividades e assume a pasta a partir desta terça-feira