Mãe procura delegacia após 'homem pateta' mandar mensagem para filha
Uma mãe procurou a Polícia Civil da cidade de Aquidauana para denunciar conta de Instagram de "homem pateta" que iniciou conversa com a filha dela, de 11 anos. Esse é o primeiro registro na polícia em Mato Grosso do Sul.
Depois da boneca Momo e do jogo Baleia Azul, um novo perigo, segundo a polícia, ronda crianças que navegam na internet, obrigando a atenção redobrada dos pais principalmente nesse momento de quarentena. Perfis no Facebook e Instragram estão usando uma versão do personagem Pateta, da Disney, induzindo a automutilação e ensinando técnicas de suicídio aos jovens.
Conforme boletim de ocorrência, a criança recebeu a mensagem na noite desse domingo (28). Ao avisar a mãe, o perfil do homem pateta foi bloqueado.
O perfil no Instagram está identificado como JhonatanGaliindo2016 e começou a conversa com um "Hola" – olá em espanhol. A garota chegou a responder "Oi", mas o assunto não continuou.
Desde a última semana, autoridades emitem alertas sobre o Homem-Pateta, um perfil cujo nome é Jonathan Galindo e que viria assustando crianças na internet e promovendo desafios que envolvem o suicídio.